12 de abril de 2013

Une chambre a New York

Com a chegada do sol apetece imenso sair de casa, ir para a praia e para os jardins da cidade. No fundo, como fazem os nórdicos, que aproveitam qualquer quadrado de relva para se sentarem com um livro (e um copo de vinho!). 

Uma vez que têm pouca luz durante a grande parte do ano, os suecos, noruegueses, dinamarqueses e afins, usam imensos truques para iluminar as casas. Vejam estas salas:





Notas sobre como aumentar a luminosidade dentro de casa na página seguinte...


1. e 7. For interieur; 2.3.4.5.6. Alvhem; 8. La maison d'Anna G
Inspirada pelas fotografias, deixo aqui algumas ideias sobre como aumentar a luminosidade dentro de casa:
  • Peças de base, como sofás ou estantes, em tons claros, ajudam a tornar a sala mais clara - provavelmente porque têm uma grande dimensão (ocupam algum espaço visual);
  • O chão pintado de branco reflecte a luz. Em Portugal não é hábito pintar o chão (até porque muitas vezes temos madeira bonita), mas os países nórdicos usam e abusam deste truque;
  • Cortinas e cortinados, só se forem brancos e leves... só os povos latinos é que têm estores e portadas nas janelas. Nestas fotografias nenhuma sala tem cortinados, repararam?
  • Os espelhos e os vidros (que podem ser jarras e jarrões, uma colecção de garrafas, ou suporte para velas) também multiplicam a luz, são óptimos ajudantes! 
  • À noite, precisamos de vários pontos de luz: velas em abundância e múltiplos candeeiros. É fundamental ter uma boa iluminação!
Se gostarem de decoração nórdica, leiam Une chambre a New York sobre os quartos suecos.

Mais ideias no PinterestAQUI 
SHARE:

1 comentário

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.