21 de maio de 2013

Deco on demand. Cortinados

Uma leitora simpática pediu-me há umas semanas ideias para cortinados. Diz que não gosta especialmente deles mas que não tem janelas com portadas bonitas para as deixar visíveis e, por isso, tem mesmo que encontrar uma solução.

Este é um problema que eu compreendo totalmente: em minha casa tenho janelas de alumínio e, para mais, com as caixas dos estores por cima. Pintei as caixas de branco, para se verem menos, mas não foi suficiente, tive que arranjar uma solução.

Pus-me a procurar nos meus sites preferidos, mas não foi fáci encontrar ideias giras porque, na verdade, os cortinados parecem estar em vias de extinsão! Sobretudo nos países nórdicos, que encontraram assim mais uma maneira de deixar entrar a luz em casa. Nos Estados-Unidos e nos países latinos, continuamos a usá-los, até porque dão algum conforto e, na verdade, não precisamos assim tanto de multiplicar a luz em casa.

Mostro-vos algumas ideias de que gostei:


1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8


Para mim, cortinados e estores têm que ser o mais neutro possível, quase 'invisíveis' para não cansar, até porque é um elemento que ocupa muito espaço visual. Dizendo isto, em algumas casas faz totalmente sentido pôr côr, como nas primeiras fotorafias.

Em minha casa segui uma ideia que me deu a minha amiga Ana Cortez, decoradora cheia de ideias de bom gosto: comprei linho de duas cores neutras (branco e cru) e fiz uns cortinados simples, brancos com uma barra em cru. Usei também essa ideia nos estores ('japoneses'). Acho que resultou bem e eu gosto, porque não cansa nada, não robou espaço à sala e ao mesmo tempo não corta a luz. Vou fotografar e depois mostro!

Queria deixar-vos (e especialmente à simpática leitora que deixou a mensagem) mais dois sítios para encontrar ideias e soluções:
  • A Cath Kidston tem várias soluções para cortinados, juntamente com inúmeros tecidos coloridos (às vezes mais adequados a quartos de criança). A Yvonne, do Yvestown Blog usa as ideias da Cath Kidston em todas as divisões da sua casa e resulta muito bem;
  • O site Apartment Therapy tem também um conjunto de ideias engraçadas e tem vários tutorials que ensinam a fazer alguns modelos.

***
ps: queria agradecer à leitora que fez este 'pedido' de ideias de cortinados, porque a verdade é que para mim o blog tem muito mais piada quando posso comunicar com quem me lê! Eu não sou decoradora,  mas enviem-me todos os pedidos, ideias, sugestões que quiserem porque, já sabem, é mesmo disto que eu gosto!

SHARE:

2 comentários

  1. Marta, vou ter tb que pôr cortinados lá em casa. Gosto da tua sugestão na mistura do branco e do cru. Já tinha comentado que estas cores poderiam ser uma solução lá para casa. Concordo contigo que não cansam e fazem na mesma o seu papel! Tens de lá ir para dares a tua opinião, vale? Beijinhos, Génicas

    ResponderEliminar
  2. Marta,muitíssimo obrigada! Tds os dias ia ver se já tinha.resposta,e pata ser sincera já tinha perdido a esperança,até pq como foi a primeira x q comuniquei através de um blog,pensava q ñ tinha recebido.
    Deu-me uma preciosa ajuda(e à minha mãe tb),propostas mto originais,cheias de.bom gosto.ñ sei se cheguei a comentar mas a minha janela sala está mto perto de uma porta enorme em vidro q separa esta divisão da cozinha,por.isso acho q as japonesas ou estores funcionam melhor.adorei a ideia dos dois tons.
    Marta pq ñ fornece um email,para q possamos enviar fotos das nossas casas e assim qd aconselha tem uma maior perceção do local q pretendemos melhorar.
    Mto obrigada pelas sugestões(mais uma vez)
    Beijinho:-)
    Claudia (claudiarpinto@gmail.com)

    ResponderEliminar

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.