3 de março de 2014

Os nossos decoradores #1. Rita Glória


"...ter uma casa que não seja um museu, que nos possamos sentar no sofá sem ter receio de estragar o tecido. A única dica que tenho para toda a família é arrumação, é importante tudo ter o seu lugar para quando quisermos arrumar, não entrarmos em parafuso."

Com certeza que a conhecem, muito provavelmente como decoradora do Querido Mudei a Casa. Sucede que eu conheço a Rita há já vários anos e lembrei-me de a convidar a participar nesta rubrica, para nos falar do seu estilo de decoração jovem e fresco, das suas preferências e das tendências de que gosta mais.
Ora vejam...

1. Como se define o seu estilo?
Contemporâneo com pormenores personalizados, podem ser outros estilos, temas, uma tendência de cor, são estes pormenores que vão fazer com que cada projecto seja único e original.

2. Quais são as tendências actuais que considera serem mais relevantes?
Pode ser uma cor? Nude! Estive na feira de Paris e estava tudo com a cor nude, então voltei desejosa de fazer nude com azul, com verde esmeralda, nude com dourado, nude com tudo!..
Outra tendência desta vez mais ao nível do mobiliário, é que tudo é definido ao pormenor, por ex. acabaram-se os puxadores tic-tac, queremos puxadores elegantes feitos por medida, queremos móveis forrados no interior, com tampos forrados a pele, tudo perfeito.

3. Algum projecto por si realizado é o seu preferido? Se sim, porquê
Não tenho projectos favoritos, tenho projectos que ficaram melhores do que esperava e então ficam na memória, recentemente a pizzaria Luzzo, na rua de santa Marta.
Os projectos do Querido Mudei a Casa, serão também sempre especiais, pelos candidatos, pela equipa e pelo sentido de recompensa.
  
4. Onde se inspira? Quais são as revistas, blogs e livros que prefere e consulta com mais frequência? 
Apesar de ver imensos blogs, gosto da revista à antiga.. De poder rasgar e compor, e é neste momento que começo a sentir o gap geracional, entre os novos designers e eu.
Gosto de acompanhar os blogs de colegas, o made by girl, os achados de decoração, apartment therapy, 79 ideas e o its monday but its ok!

5. Onde vai quando quer comprar um móvel?
Eu gosto muito de desenhar móveis e mandar fazer, por isso será sempre a minha primeira opção. Também gosto de reciclar móveis da Remar e de alguns mais arrojados da Area.

6. É possível decorar uma casa para toda a família? 
sim! Acima de tudo ter uma casa que não seja um museu, que nos possamos sentar no sofá sem ter receio de estragar o tecido. A única dica que tenho para toda a família é arrumação, é importante tudo ter o seu lugar para quando quisermos arrumar, não entrarmos em parafuso.

7. Há algum aspecto que considere fundamental na decoração? O que é que não pode faltar? 
Sem dúvida, cortinados... São realmente um investimento, mas não temos o mesmo conforto sem eles; e devo juntar os tapetes, pois também são essenciais.

8. Podia recomendar uma loja em Lisboa? E um restaurante? E um blog e uma revista?
Uma loja, Prego sem estopa, é cara mas tudo parece perfeito e composto.
Um restaurante, gosto muito da decoração do Este Oeste em Belém, tem uma instalação com pássaros em origami que são de perder o fôlego. Gosto de sítios simples, sem muito show-off.
Para blog, terei de dizer o ikea hackers, é genial nas composições que fazem com móveis ikea.
E para finalizar a revista Adore, que também existe on line, pela frescura dos ambientes e produtos seleccionados. Numa fracção de segundos estamos em Miami ou noutro sitio maravilhoso, onde só sonhamos com cores vivas e flamingos rosa!



Obrigada Rita!

Se quiserem saber mais sobre a Rita, entrem aqui e aqui.

Espero que tenham gostado, porque para a semana... há mais!


SHARE:

4 comentários

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.