23 de julho de 2014

Os Nossos Decoradores # 9. Ana Heleno

'O que não pode faltar a seguir (partindo do princípio que tudo está funcional confortável e bonito, e conforme briefing do cliente) são flores frescas! Uma casa com flores frescas fica sempre sempre bonita! Basta apanhar no campo, ir ao mercado, plantar ou semear, para se ter sempre flores frescas todo o ano' A.H.
 
A primeira vez que ouvi falar da Ana Heleno foi na revista Attitude e fiquei imediatamente curiosa sobre esta decoradora. Mais tarde, apercebi-me que tinha sido ela, juntamente com o marido, que tinham decorado o hotel Cooking&Nature, que me parece encantador. A partir daí, não deixei de seguir a Ana através do seu blog e da sua loja/marca.
 
Se ainda não conhecem esta decoradora, deixem-se encantar pela sua criatividade, côr, alegria e atenção ao detalhe...

1. Como surgiu o seu interesse pela decoração?
Começou nas brincadeiras com os legos e playmobil do meu mano, a organizar as casinhas e as lojas, sempre bonitas e cheias de pinta, para brincarmos em conjunto. O meu irmão (mais novo que eu 2 anos) achava o máximo e eu adorava! Era muito muito divertido!!! :)
 
2. Como se define o seu estilo?
Ecléctico! Mistura de Vintage, Handmade, Raw e Country. Não gosto de tudo a combinar e muito certinho!
Gosto de sentir que há alma no espaço, que o espaço é para ser vivido pelas pessoas e que as peças escolhidas são uma combinação perfeita de tudo o que faz o cliente feliz. 
 
 
3. Quais são as tendências actuais que considera serem mais relevantes?
 
Eu não sigo em absoluto as tendências. Gosto de ter a noção do que é tendência, até para saber o que é que é proposto no mercado global, mas na realidade uso o meu estilo e o bom-senso, pois se um cliente me procura é porque à partida gosta do meu estilo mas depois é preciso o bom-senso para equilibrar com o briefing do mesmo.
Nesta fase mundial que estamos a passar, e pelos espaços públicos que vou frequentado, apercebo-me que cada vez mais se reutiliza!!! (em especial na Europa), e isso é uma tendência que me agrada muito, pois é uma das minhas máximas. 
 

4. Algum projecto de decoração é o seu preferido? Se sim, porquê?
 
Todos os projectos que aceitamos no atelier são especiais pois temos o cuidado de não repetir nem mesmo papeis de parede!!! o que posso dizer que é muito difícil ;) Mas isso é um dos nossos factores diferenciadores.
Mas sim, tenho projectos que me são mais especiais:
  • a minha casa de campo que estamos a projectar agora, e que adoro,
  • o primeiro projecto que fiz com o meu marido para uma loja de flores, o nosso primeiro,
 

5. Onde se inspira?

Na realidade inspiro-me em tanta coisa, que às vezes até é difícil balizar.

Inspiro-me muito a viajar pela net, a viajar com o meu marido, a ler (leio muito, online e nos meus livros e revistas que adoro), inspiro-me acima de tudo com as pessoas que vou conhecendo pelo caminho da vida :)
 

6. Quais são as revistas, blogs e livros que prefere e consulta com mais frequência?



Livros. todos os da Tricia Guild, os da Holly Becker e da Leslie, todos os da Selina Lake.
 

7. Onde vai quando quer comprar um móvel?

Não vou muito longe ;) sento-me à mesa no atelier e escolho dos catálogos de marcas com que trabalhamos – e que são marcas que adoramos! Ou que somos representantes.

Não trabalhamos com marcas ou fornecedores que não gostamos ou que não façam sentido para o nosso estilo de trabalho, apenas porque estão na “moda”.
 

8. É possível decorar uma casa para toda a família?

Claro que sim!! É mesmo isso que fazemos. No início da cada projecto, solicitamos uma reunião com todas as pessoas que habitam a casa e cada pessoa da família recebe um questionário que depois analisamos atentamente e do qual fazemos um relatório/síntese.

Essa síntese passa a ser o nosso briefing, a nossa linha base de trabalho.

Temos de ter sempre em consideração todas as pessoas que vivem na casa, pois a casa é apenas e somente para elas e não gostamos de desenhar casas de revista para ficarmos apenas nós felizes. Quem nos procura sabe que empenhamos algum tempo inicial a analisar o gosto de cada elemento da família pois só assim conseguimos chegar a um compromisso de trabalho que agrade a todos, sempre numa base de estilo nosso, mas para o cliente e família que nos procura.
 

9. Há algum aspecto que considere fundamental na decoração? O que é que não pode faltar?

Sim, o mais importante na decoração de um espaço, é que este fique funcional, confortável e bonito! Mas se não houver funcionalidade, para mim, por muito giro que o espaço possa ser, deixa de ser um espaço e passa a ser algo conceptual e efémero, pois a longo prazo, e com a vida ritmada que temos, a funcionalidade é a palavra base num projecto de decoração.

O que não pode faltar a seguir (partindo do princípio que tudo está funcional confortável e bonito, e conforme briefing do cliente) são flores frescas! Uma casa com flores frescas fica sempre sempre bonita! Basta apanhar no campo, ir ao mercado, plantar ou semear, para se ter sempre flores frescas todo o ano. E quanto mais coloridas e mescladas melhor!
 

10. Podia recomendar uma loja em Lisboa? E um restaurante? E um blog e uma revista?

Loja. WishConcept Store no Lx Factory

Restaurante. Taberna 1300 do Nuno Barros no Lx Factory

Revista. Attitude

--------



 
 
 
SHARE:

4 comentários

  1. Adorei o post Marta, está fantástico!

    Lovemagentablog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra! A Ana Heleno é muito inspiradora!

      Um beijinho,
      Marta

      Eliminar
  2. Obrigada querida Marta pelo convite, pelas palavras e pelo post tão bonito! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, o prazer foi meu!
      Obrigada por ter participado:)

      Um beijinho,
      Marta

      Eliminar

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.