12 de setembro de 2014

5 Ideias para tornar mais simples o regresso às aulas

Na próxima segunda-feira a maior parte das crianças começa o ano lectivo. Lembrei-me, por isso, de juntar algumas regras para simplificar e ajudar (os pais) no regresso às aulas.
(nota: nenhuma desta ideias é nova, mas às vezes ajuda - pelo menos a mim - relembrar)

 
1. à noite, deixar a roupa escolhida e a mochila pronta para o dia seguinte. Se houver actividades que impliquem levar roupa de ginástica, instrumentos musicais ou o que quer que seja, preparar também todo esse material para o dia seguinte.
 
2. apontar, num sítio de fácil acesso, as várias actividades das crianças, incluindo horários das aulas, datas das consultas, actividades extracurriculares e festas de aniversário, entre outras. Uma ardósia ou um quadro magnético (como este do IKEA, por exemplo) na cozinha funcionam muito bem.
 
3. planear as refeições semanais. Às vezes não apetece, mas ajuda imenso, tanto para ir às compras como para não ter o stress de ter que alimentar crianças e não saber com o quê.
 
4. arranjar um espaço convidativo, confortável e bem iluminado para as crianças fazerem os trabalhos de casa.
 
 
5. acordar 15 minutos mais cedo para preparar um bom pequeno almoço, que as crianças gostem e que lhes faça bem.
(bom, talvez não seja preciso um assim todas as manhãs...)
 
Por último, sair da rotina... de vez em quando, pegar nas crianças e fazer um programa especial como ir andar de bicicleta ou patins, lanchar num sítio que elas gostem particularmente, levá-las a brincar um bocadinho na praia ou num jardim (ainda que com um bom casaco), preparar uma refeição especial... são só alguns exemplos, deixo o resto à vossa imaginação!

 
Desejo a todos um óptimo recomeço e não se esqueçam de tirar muitas fotografias ao primeiro dia. Vai ser muito giro acompanhar a evolução e como eles crescem de ano para ano!

Bom fim-de-semana!

1.| 2.| 3.| 4.|

ps: deixo também aqui a entrevista do Observador ao pediatra Mário Cordeiro, onde vêm alguns conselhos para o regresso às aulas.
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.