17 de setembro de 2014

Uma sala nova

Bom dia,

Hoje estou muito feliz por vos poder mostrar o resultado do meu primeiro projecto de decoração 'oficial'!

Quem segue este blog, sabe que eu não sou decoradora, trabalho num banco numa área gira mas que nada tem a ver com interiores! Há muito tempo que ajudo amigas e família a mudar (e espero eu, melhorar) espaços, mas desta vez foi diferente porque aventurei-me na casa de um casal que não conhecia... 

A primeira vez que vi a A*, estávamos as duas a tomar conta das nossas respectivas crianças no jantar de uma amiga comum e, conversa puxa conversa, ela diz-me que não gosta da sala da sua casa. Disse-me que tudo o resto estava bem, mas que sentia que a sala não tinha nada a ver com ela. 

Foi assim que começou esta história...

A sala tinha uma parede verde menta, um grande sofá em pele castanho escuro e com almofadas em beije, um piano, um móvel de televisão num castanho quase preto e depois alguns móveis em madeira... Imediatamente pensei que era preciso dar alguma uniformidade aos móveis e sugeri à A* que fossem pintados de branco. 




Por outro lado, o tapete era demasiado pequeno para a zona de televisão, ficava 'perdido' naquela zona, tornando-a mais pequena. Outro aspecto que me chamou a atenção, era a mistura  entre o espaço de refeição, o piano e a zona de estar - isso também teria que ser delimitado, de alguma forma. 


De facto, a sala não tinha muito a ver com o resto da casa, muito clara e serena, com apontamentos artísticos e super criativos. Era pena estar a destoar e, sobretudo, ser um espaço pouco aproveitado porque a família da A* não se sentia lá bem.

Nos meses seguintes fui lá a casa, trocámos muitas fotografias e sites de decoração, de modo que fui percebendo o gosto da A*. Enviei-lhe vários acessórios - sim, porque a ideia passava por aproveitar o máximo possível da sala e não construir uma decoração de raiz - e aos poucos ficámos com a ideia de como queríamos que a sala ficasse. Combinámos uma tarde de compras (que eu adorei), e voltei a casa da A* e do N* para mudar móveis de sítio e dar um toque final na decoração.

O resultado é este...














O que fizemos?

Os móveis de madeira foram pintados de branco; o tapete foi substituído por um bem maior em preto e branco do IKEA; foram incluídos vários detalhes em verde menta, a cor da parede, para dar alguma unidade e coerência de cores, incluindo jarras e almofadas; alguns móveis foram mudados de sítio para separar a zona de estar do espaço de refeições. Foram também acrescentados alguns apontamentos em cor-de-rosa, para contrastar com o branco e verde-menta, o que, creio eu, tornou a sala mais vibrante e alegre.

Na verdade, a sala não está ainda 100% terminada, uma vez que a A* e o N* ainda pretendem mudar (ou transformar) o sofá e encontrar uma solução para os muitos livros que têm em casa. No entanto, o meu trabalho de 'restyling' ficou concluído e eu fiquei muito contente com o resultado - feliz por poder contribuir para uma sala renovada, fresca, alegre, mais espaçosa e luminosa. Ah, e sem ultrapassr o orçamento de 300€, já com pinturas incluídas!

Entretanto, espero que tenham gostado deste projecto, que tanto gozo me deu! 
À A* e ao N*: muito obrigada pela confiança!

ps: estou a preparar um post com as lojas e sites que consultámos e onde foram compradas as várias peças e acessórios para vos mostrar.
SHARE:

18 comentários

  1. Olá Marta, parabéns!
    A sala ganhou nova vida com o seu trabalho, está bem mais bonita!
    A questão do sofá parece-me muito importante pois com a introdução das mantas da ikea melhorou muito mas na prática nem sempre resultam!
    Os acessórios são lindos, fico à espera do próximo post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!

      É verdade, a ideia das mantas é temporária e o sofá (novo ou com um novo tecido) é mesmo importante.. mas coisas vão-se comprando aos poucos, o que também tem graça:)

      Um beijinho,
      Marta

      Eliminar
  2. Do que vi gostei, mas foi muito pouco. espero que faças outro post sobre esta sala, pois as fotos do antes são muito elucidativas, mas do depois, não mostras praticamente nada, assim não se consegue ver o resultado final.
    Gostava de ver a nova divisão de espaços.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo Maria João. Se conseguir ainda vou tirar mais umas fotografias do conjunto!

      Bj
      Marta

      Eliminar
  3. Ficou lindo!!! Adorei a ideia das jarras na mesa, será que a area ainda tem aquela lanterna? :)

    beijinho e parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andreia,

      Por acaso estive na Area ontem e fiquei com a ideia que já não estão lá as lanternas, mas podem-me ter escapado!

      Um beijinho!

      Eliminar
  4. Parabéns Marta, os acessórios vieram trazer nova vida à sala, que me parece ter ficado muito mais fresca. No entanto senti falta de fotografias do depois mais abragentes (como as do antes) para que se pudesse perceber efectivamente o grau de mudança (que me parece ter sido enoooorme!). Fica a sugestão para um próximo trabalho :) *

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta! Gostei imenso! Tens que ir lá a casa com urgência:))) Sinto que a minha casa tem imenso potencial e eu muito pouco jeito! Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ficou linda!!
    Tenho a minha casa neste momento em obras, e estou sem ideias para a decoração dos quartos de 3 crianças, da sala de jantar e da sala de estar, não sei como "separar" os espaços..

    Precisava tanto das suas ideias..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quiser envie-me fotografias que eu procurarei dar algumas ideias...

      Bjs

      Eliminar
  7. Olá Marta! Parabéns!! É possível saber quem pintou os móveis de branco? Recomendas? Beijinho*
    Miguel

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Miguel,

    Quem pintou os móveis foi o Sr Arlindo, que recomendo por ser cuidadoso, muito bem educado e não é nada caro.
    Para não pôr aqui o número dele, peço-te para me enviares uma mensagem pelo facebook, pode ser?
    Bj,
    Marta

    ResponderEliminar
  9. Queries Marta, apesar das fotos estarem mais focadas no pormenor que no conjunto, o clima e a luminosidade Sao bem visiveis. Adorei! Preciso de ti! Bjs

    ResponderEliminar
  10. Adorei, Parabéns! Adoro as almofadas! Fica a vontade de ver mais...
    Obrigada pela partilha ;)

    ResponderEliminar

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.