15 de outubro de 2015

Cinco ideias para manter quartos de criança organizados

 
A M* e o V* ainda são pequeninos e partilham o quarto, o que significa que rapidamente tive que perceber como manter aquela zona da casa organizada e as dezenas de brinquedos controlados. Digo organizada e não arrumada porque sei que é impensável conseguir que esteja sempre impecável, pelo que o meu objectivo em relação ao quarto dos meus filhos, é saber que no máximo em meia hora, o consigo arrumar e voltar a tê-lo como gosto (o que é especialmente importante quando têm amigos a brincar com eles). 
 
Hoje deixo-vos as regras que tento seguir (nem sempre com sucesso) na organização do quarto dos meus filhos:
 
1.| Triagem da roupa
No início do Outono e da Primavera, mudo a roupa dos meus filhos e aproveito para seleccionar e repartir em 4 grupos: roupas boas que ainda cabem no ano seguinte; as que já não cabem, mas que são para guardar porque podem ser usadas por irmãos, as que são para dar e as que são para o lixo. Recentemente descobri que a Pollux tem uma secção óptima (que não conheço em mais nenhuma loja) para esta tarefa: a dos sacos de plástico. Têm de todos os tamanhos e com várias gramagens, e são óptimos para guardar de forma diferenciada algumas peças como fatos-de-banho, collants, cachecóis e luvas. Se houver algum vestido mais especial para guardar, um saco específico também pode ser muito útil. Alguns deles vendem-se ao peso.

2.| Selecção de brinquedos para evitar a multiplicação
Nos aniversários e no Natal, sabendo que vão receber imensas prendas, costumo fazer uma revisão geral do que eles têm. Tento perceber quais são os preferidos e aqueles com os quais eles nunca brincam. Esses são dados. Há também alguns que já não se encontram em bom estado e esses vão para o lixo – sem sentimentalismos… se foi a segunda boneca que a pequenina recebeu, mas com a qual não brinca porque já não tem uma perna e está pintada na cara, fora! Se não fizer estas 'limpezas' sei que vou ter um quarto atolado onde nem eles percebem o que têm.

3.|Etiquetar
Tanto no que diz respeito à roupa como aos brinquedos que são para guardar, etiquetar é, para mim, fundamental. Ninguém quer andar horas à procura do saco das luvas para a neve no meio de 10 caixas numa arrecadação!

4.| Um lugar específico para cada brinquedo
Sem excepção. Os legos têm um cesto, as bolas têm outro, os animais, outro. No quarto deles, há uma gaveta para arrumar puzzles e jogos com caixas e um cesto grande para arrumar peluches e bonecas. Gavetas pequenas para o material de desenho da M* e prateleiras para os livros. Naturalmente que cada casa descobre a sua forma ideal de arrumar, mas o importante é que as crianças saibam exactamente onde arrumar cada brinquedo que estão a usar, mesmo o mais pequenino.
 
5.|"Arte"
Em relação à arte criada pelos pequeninos, sejamos francos, por mais que eles sejam os nossos artistas preferidos, muita coisa que eles fazem não precisa de ser guardada. Segundo a Marie Kondo (The Life-Changing Magic of Tidying Up) a melhor forma de guardar os desenhos (que valem a pena) é enrolá-los e coloca-los em rolos, ao alto. Os melhores, podem ser expostos em molduras, por exemplo. Os outros… fora! “Say thank you to the artwork for the weeks or months of pleasure it has given to your family, and let it go!”
 
Espero que estas ideias vos sejam úteis. Naturalmente, se tiverem também ideias de organização, partilhem, que eu adoro estas coisas!
 
***
 

Uma casa com 4 crianças, super organizada aqui.
SHARE:

4 comentários

  1. Tudo boas sugestões! Também faço o mesmo em relação à roupa e quando arrumo, meto na parte de cima do saco (para ficar visível ao abrir) um breve descritivo do que cada um contém. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptima ideia Patrícia. São coisas que dão algum trabalho mas acabam por simplificar a vida!

      Eliminar
  2. Também existem umas capas com separadores em plástico para se guardarem os desenhos. Existem em A3 para as folhas maiores e pequenas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda no outro dia estive com umas na mão:) Acho que vou comprar, é verdade que ma pareceram bastante boas!

      Eliminar

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.