11 de abril de 2016

A minha lista para a Primavera


A Primavera é, talvez, a minha estação preferida, aquela onde me sinto mais criativa e com mais energia. Pode estar relacionada com o crescer dos dias, com o aumento da luminosidade, ou com a passagem do frio para o calor. O que é certo é que tenho vontade de descobrir novos sítios, de estar mais na Natureza, de ter mais plantas e flores frescas em casa (ainda mais!). Pois bem, para começar a semana, juntei algumas coisas que quero fazer e assim surge mais uma Spring To'do List!

1. Refrescar a casa
Começar por lavar os vidros, que têm uma camada de chuva invernal em cima e precisam de estar transparentes para receber a luz da Primavera. Para além das janelas, já se sabe, uma limpeza geral à casa, que esteve tantos meses fechada e está a precisar de arejar. Tanta coisa se acumulou no Inverno que pode ir agora, com imenso desprendimento e alegria (para pessoas como eu) para o LIXO!;

2. Voltar para a varanda.

Se não chove, este espaço cá de casa passa a ser mais uma divisão usada por todos, mas especialmente pelos pequeninos. Ponho uma mesa e duas cadeiras à dimensão deles e é lá que tomam o pequeno-almoço no fim-de-semana, é lá que fazem desenhos e trabalhos manuais - muitas vezes com roupão quente e até uma mantinha, mas o que interessa é que é lá fora, ao pé das plantas, a verem o céu e a ouvirem os passarinhos que entretanto voltaram. Eu também a uso imenso, quer para beber uma cerveja ao fim do dia com o R*, quer para ler um bocadinho em sossego.
Isto significa que a varanda volta a ser decorada como se fosse uma extensão da sala, com direito a guirlandas de luzes, tapetes e almofadas!

3. Passar mais tempo na rua.

Os meus filhos adoram estar em casa e se os deixar, pedem filmes, pj masks e patrulhas patas o tempo todo (quem não sabe o que é nem sabe a sorte que tem!). Mas se vão para um parque facilmente ficam duas ou três horas a correr, explorar e brincar, nem que seja com paus e pedras. Entretêm-se com as coisas mais simples e é isso mesmo que eu quero: que puxem pela imaginação enquanto respiram ar puro, correm e se cansam! (eles e eu...)

4. Voltar a andar de bicicleta. 

Este é um objectivo muito pessoal. Andei durante muito tempo em Bruxelas, sobretudo em longos passeios com o meu pai. Depois, passaram-se anos em que não andei e, quando dei por mim, estava cheia de medo de me pôr em cima de uma. Sucede que a M* está a aprender a andar, o V* (super despachado) não vai demorar muito e eu não quero ficar de fora, quero mesmo dar passeios com a minha família. Portanto, nesta Primavera, vou-me encher de coragem e vou praticar até o medo desaparecer!

5. Regressar aos passeios matinais ...que tanto bem me fazem. Os dias estão melhores e já não há desculpa para não fazer caminhadas diárias!

6. Trazer a Primavera para dentro de casa. 

Ter flores frescas em jarros, arrumar mantas pesadas nos armários, trocar almofadas de lã por outras de linho. Não sei se gostam de ir mudando de fotografias nas molduras, mas tirar as do Natal e as mais escuras e colocar umas mais coloridas, de praia e campo ajudam logo a trazer memórias frescas para casa.

7. Planear date nights

...com o R* para (re)descobrir Lisboa à noite. Com as crianças pequenas, ao fim-de-semana estamos tão cansados que muitas vezes, se temos alguém para ficar com eles, preferimos ir ao cinema - que é a opção mais fácil e cómoda. Mas tenho vontade de conhecer alguns dos restaurantes que vão abrindo quase todas as semanas nesta cidade e de voltar àqueles onde somos sempre bem recebidos.

8. Ler, ler e ler.
{imagens via Future is gold}

Fechar a televisão que, na verdade, vejo pouco. Mas fechar também o computador que me tira tantas horas à noite e desligar o telemóvel. Neste momento tenho dois na mesa de cabeceira tão diferentes como viciantes, 'a  amiga genial' e este, que me faz rir às gargalhadas e me enche de orgulho.

Se me seguem este blog há algum tempo percebem talvez que esta lista não é radicalmente diferente da do ano passado, por esta altura. Mas as listas ajudam-me imenso a organizar ideias e planear a vida. É que se não me sento um bocadinho a pensar no que quero fazer corro o risco de ver a vida a fugir por entre a rotina dos dias...

Boa segunda-feira e boa semana!

***
Para o caso de não terem visto, espreitem aqui uma casa que é um verdadeiro tributo à Primavera!
  
SHARE:

1 comentário

  1. De facto a organização é o grande segredo para que a vida role de forma tranquila... Beijinho!

    ResponderEliminar

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.