1 de junho de 2016

Plantas e vida sustentável

Quem segue este blog sabe que tenho vindo a encantar-me aos poucos pelas plantas e que, neste momento, tenho um conjunto de plantas vivas (ou seja, que não matei!!) há mais de dois anos - uma vitória para mim!


Ter plantas em casa é começar com uma que nos encanta e que vai sobrevivendo. Arranja-se outra, de fácil manutenção porque a primeira correu bem. A seguir outra, que alguém oferece, e depois outra e outra. Tentamos suculentas, plantas grandes e pequenas, tentamos ervas aromáticas e, de repente, vamos percebendo como afinal até conseguimos. A seguir começamos a plantar morangueiros e tomateiros e mostramos aos filhos os morangos que nasceram com imensa alegria. Servimos saladas com mangericão da nossa 'horta' e pomos os nossos coentros no guacamole. 

Aos poucos, toda a família está empenhada, todos se alegram com as novas folhas que nasceram, os pequeninos querem regar as plantas e apanhar ervas do vaso. Vamos-nos envolvendo e, sem darmos conta, compramos sementes de aromáticas para plantar num quadradinho da varanda e recebemos framboeseiras dos amigos (obrigada Marta!).


Cá em casa foi assim e para que isso acontecesse contámos com a ajuda da IKEA, que tem plantas lindas e acessórios muito práticos para quem gosta ou quer começar a jardinar. 

Nesta semana estão a decorrer os 'Dias Verdes' nas lojas IKEA, cujo objectivo é inspirar a viver um dia a dia mais sustentável em casa: como poupar dinheiro, água e energia, reduzir o desperdício alimentar e criar um impacto positivo no planeta. Dos vários produtos que fazem parte da iniciativa, estes fazem parte da minha wishlist:

Neste âmbito, a IKEA lançou também várias iniciativas:
  • Teresa Chambel, Diretora da revista “Jardins” e autora do livro “Um Jardim dentro de Casa”, vai mostrar como podemos trazer a sustentabilidade para o nosso dia-a-dia, sem precisarmos de um jardim, um terraço ou uma varanda, no workshop “Horta na minha Casa” (IKEA Braga 1 de Junho e IKEA Matosinhos 2 de Junho, às 19h00; IKEA Alfragide 4 de Junho, às 16h00 e IKEA Loures 5 de Junho, às 11h00).
  • Iara Rodrigues, nutricionista e apresentadora de televisão, vai dar sugestões para uma alimentação mais saudável (IKEA Loures 4 de Junho, às 16h00; Alfragide 5 de Junho, às 11h00), e a chef Mafalda Pinto Leite, do blog ‘Dias com Mafalda’ (Matosinhos 1 de Junho, às 19h00 e Braga 2 de Junho, às 19h00).
  • Durante esta semana, nas lojas IKEA, os mais pequenos vão ser desafiados a fazer um peddy-papper amigo do ambiente. Ao longo do percurso da loja, vão aprender mais sobre sustentabilidade, completando um mapa e recebendo uma surpresa no final. Para celebrar o Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, a IKEA oferece o Menu Infantil às crianças até aos 12 anos.
  • Lançamento da coleção mais amiga do planeta, repleta de produtos feitos em materiais naturais: ANVÄNDBAR.
Saibam mais aqui.
SHARE:

1 comentário

  1. Olá Marta!
    Comigo também foi acontecendo esse encantamento/enamoramento pelas plantas:)
    Estive ontem no workshop da Teresa Chambel no Ikea de Braga, e devo dizer-lhe que ainda aguçou mais a minha paixão por tudo o que é VERDE!
    Beijinho, Manuela

    ResponderEliminar

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.