12 de setembro de 2017

Pôr a casa em ordem

 
Desde que voltei de férias que tenho dedicado muito tempo a orgainizar a minha casa: ver o que tenho, perceber se me faz falta e, se não faz, pensar se vale a pena dar ou vender, ou se deito mesmo fora. Ao longo dos anos, fomos acumulando de tudo, revistas, roupa de crianças, brinquedos de quando os filhos eram bebés. Mas as casas não aguentam tanos anos de acumulação! As casas, infelizmente, não esticam!
 
1. Destralhar
 
Este é, sem duvida, o passo mais importante: implica gastar tempo e energia mas o resultado vale a pena. Inclui todas as zonas da casa, desde a despensa aos quartos de crianças, passando pelos livros na sala e a roupa de cama. Para deitar fora coisas grandes, lembrem-se que os serviços da Câmara vêm buscar lixo à nossa rua mediante marcação. Eu tenho usado e funciona bem.
 
2. Ser racional em relação às coisas de casa
 
Este ponto está muito relacionado com o anterior. O brinquedo que a amiga trouxe de viagem mas com o qual o nosso filho nunca brincou é mesmo para sair de casa. Revistas que se acumularam mas que já não interessam, são para deitar fora. Não vale a pena guardar lençois que foram herdados da bisavó se nunca ninguém os quiser pôr na cama. Nem me ponham a falar nos primeiros desenhos e pinturas que os nossos filhos fizeram!
 
3. Cada objecto tem o seu lugar
 
Se soubermos qual é o sítio exacto de cada uma das coisas que entram na nossas casas (sejam elas latas de tomate, livros, ténis de desporto ou velas) torna-se mais fácil arrumar. Mesmo no quarto das crianças esta regra funciona: se elas souberem qual é o cesto dos carros e a caixa das pinipons, os quartos são arrumados mais rapidamente.
 
4. Na despensa, evitar embalagens
 
Tudo o que entra no armário ou na despensa já vem sem embalagens, que não servem para nada. Arroz num frasco, cereais no outro e caixa para bolachas. Cada pessoa tem o seu método de arrumação, mas é sempre melhor deixar as embalagens de fora dado que só ocupam espaço e não servem para nada.

5. Nos quartos das crianças, fazer limpezas periódicas

Antes dos seus aniversários e do Natal, peço sempre aos meus filhos para escolherem os brinquedos que estão bons mas que eles não adoram e para porem de lado aqueles que estão partidos ou que já não funcionam (incluindo puzzles sem uma peça). Um saco para dar e um para deitar fora. É uma regra simples mas que ajuda a não acumular.

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.