10 de março de 2014

Os nossos decoradores #2. Francisca Lima-Mayer


"É fundamental que exista um fio condutor num espaço para que não pareça uma "manta de retalhos"."

Descobri-a através do Facebook e confesso que estas fotografias de uma casa no Alentejo, tão bem decorada, tão coerente e a chamar pelo Verão, fizeram-me ter vontade de conhecer melhor a Francisca... 



1. Como define o seu estilo?
Defendemos um estilo original e descontraído marcando sempre a diferença. Acreditamos em casas vividas e muito personalizadas. No Atelier Francisca Lima Mayer - Design projectamos casas para os nossos clientes vivenciarem. Temos  sempre a preocupação de conhecer um pouco quem nos contrata e projectar um espaço à medida da pessoa ou família em questão,  incluindo muitas vezes claras referências pessoais e objectos de família ou adquiridos em viagens. 

2. Quais as tendências actuais mais relevantes?
Tendências são modas. Acreditamos que as melhores soluções são as intemporais. Nunca cansam e nunca passam de moda. Em Arquitectura de Interiores e Decoração evidentemente que acompanhamos as tendências do momento contemporâneo que vivemos. Nas nossas opções de projecto gostamos de ousar com contrastes fortes mas harmoniosos. Só assim o resultado é criativo e de qualidade.


3. Algum projecto feito por si preferido? Se sim porquê?

Não existe um preferido. Vamos desenvolvendo projectos pelos quais nos vamos enamorando. Adoramos o nosso trabalho. Cada projecto é um novo desafio, um problema concreto a  resolver com criatividade. Para nós é extremamente gratificante sempre que terminamos um trabalho e o cliente nos diz que se sente muito bem. Temos feito desde apartamentos urbanos, casas de férias, turismos rurais, apartamentos turísticos em Lisboa, escritórios, eventos, etc... É muito difícil dizer...este é o favorito! São diferentes! Quando acreditamos no nosso trabalho, casa projecto é preferido à sua maneira.
  
4. Onde se inspira.....?
Inspiramo-nos nas nossas próprias vivências espaciais quotidianas. Quanto mais experiências diversas temos, mais rica é a nossa abordagem ao nível de projecto. Muitas das vezes nas viagens, momentos de lazer entre amigos num espaço agradável aprendemos muito. Compreendemos o que gostamos, o que é agradável, o que funciona bem e o que nos surpreende nos espaços que desfrutamos. Trabalhamos de forma coordenada, eu, Designer de Interiores e o Bernardo Bugalho, Arquitecto, até chegar a um resultado coerente, funcional e esteticamente equilibrado. Há que ler muito, consultar muitas publicações e material on-line para estarmos sempre actualizados. Hoje em dia o mercado é vastíssimo e a informação é imensa. Há que fazer uma boa selecção de referências a aplicar nos projectos que temos em mãos.

5. Onde vai para comprar um móvel?
Temos fornecedores diferentes para diversos tipos de móveis. Cada caso é singular. O que fazemos é procurar a peça certa para o enquadramento que temos. Muitas das vezes quando vamos à procura de determinadas peças "tropeçamos" noutras que mais tarde vamos integrar num outro projecto.

6. É possível decorar uma casa para toda a família?
Acreditamos que temos de decorar uma casa para toda a família. Só desta forma é possível que todos se sintam bem em casa. É um trabalho muito personalizado de forma a agradar aos vários membros da família. Existem espaços com vocação para espaços de reunião familiar, outros são espaços mais reservados para crianças ou adultos, mas sim é possível.

7. Aspectos fundamentais na decoração? O que não pode faltar?
É fundamental que exista um fio condutor num espaço para que não pareça uma "manta de retalhos". É isso que muitos clientes não têm a capacidade de fazer porque não conseguem visualizar o todo. Sabem que gostam desta peça ou da outra mas o resultado da combinação de tudo no seu espaço pode ser um desastre. O nosso trabalho é essa arte de combinar as peças certas nos espaços (organizações espaciais que fomentam vivências quotidianas, cores, formas, dimensões, texturas, etc....). 
Num espaço nunca pode faltar uma boa iluminação natural e artificial, comodidade, criatividade e bom gosto.


8. Podia recomendar uma loja em Lisboa? E um restaurante? E um blog e uma revista? 
Loja
Lojas em Lisboa temos imensas de perder a cabeça com peças originais desde design, mobiliário, artigos vintage, arte e antiguidades. Uma peça daqui, outra dali, e com o nosso know-how criamos espaço irreverentes e contemporâneos com um look trendy.

Restaurante
Não há nada como almoçar ou jantar num espaço simpático. Na cidade um bom restaurante com uma vista desafogada sobre o rio é o que apetece para jantar depois de um dia de trabalho.
Para almoçar uma esplanada sobre o mar é sempre fantástico. No Monte-Mar no Guincho temos essa noção. A força da Natureza é tudo, a decoração quase não se vê nem se sente.
Blog
Recomendamos que sigam a nossa página profissional no Facebook ( Francisca Lima Mayer - design) onde partilhamos o resultado dos nossos projectos e ideias criativas.
Revistas
Quanto a revistas de Interior Design e Decoração há "n" boas publicações. Nós publicamos recentemente projectos nossos na Urbana e Casas de Portugal. Estejam atentos brevemente à VIP e VIP Interiores em que se abrirão as portas para mais um espaço reservado e singular. Marque a diferença no seu espaço!

Obrigada Francisca!

Francisca Lima-Mayer
Avenida Aida 25, 2º andar
franciscalimamayer@gmail.com
Saibam mais aqui!


SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.